sexta-feira, 6 de março de 2009

Religiao nao se discute. No entanto, as consequências de atos religiosos sempre dao muito o que falar.

Uma vez, na faculdade de Educaçao Física, um professor de cultura religiosa me disse que o princípio básico do Cristianismo era "amor e perdao". Simplificou a minha vida.
Também nessa aula, entendi que a fé é um guarda-chuva que uma pessoa usa para se proteger das coisas que considera ruins. E que, se você confia no seu guarda-chuva, estará protegido. Por fim, que debaixo dele, seus atos devem ser condizentes com os valores que pertencem ao guarda-chuva.
Agora fazer com que todo mundo tenha um igual ao seu e se comporte da mesma maneira é utópico, e desnecessário.

Um bispo da igreja católica excomungou mae e filha e uma equipe médica responsável pelo aborto dos gêmeos da menina, que tinha 9 anos e foi estuprada pelo padrasto. Segundo a igreja católica, aborto é assassinato. "Nao matarás", diz a tabla. Seguindo a ordem, "nao cometerás adultério" ou "nao pecarás contra a castidade" vem logo em seguida. Porém, o bispo afirma que o padrasto, apesar de ter cometido um grande pecado, nao fez o suficiente para ser excomungado.
Hmm... deixa ver se entendo. Tentar ajudar a guria interrompendo uma gravidez que poderia literalmente tirar sua vida ou, no mínimo, colocar no mundo duas crianças destinadas à marginalizaçao é motivo para tirar o direito dessas pessoas de "passar a vida eterna ao lado de Deus". Causar tudo isso na vida de uma criança e ainda, de lambuja, trair a esposa, bem, isso dá pra perdoar.
Seguindo pela lógica da ordem dos mandamentos fico mais perdida ainda.
Nao tomar o Santo Nome em vao é o segundo da lista. Vamos contar aqueles que, em nome do Senhor, cometem aberraçoes contra a humanidade? Falta dedo, né? Quem tá encarregado de excomungar esse povo todo aí? Melhor correr...

Isso aqui nao é nenhum manifestaçao a favor do aborto ou contra o catolicismo. É somente um esforço pra entender a lógica de premiaçao e puniçao de algumas entidades.

A gente é bombardeado por milhares de regras e de coisas permitidas-proibidas na vida em sociedade. Grande parte delas estao diretamente atreladas aos mandamentos da Igreja Católica.
Nao estou aqui para contestar nenhum deles.
Mas depois daquela definiçao tudo ficou muito mais claro. Amar e perdoar sao gestos que te fazem ser bom e tolerante com o próximo. Uma porçao generosa de bondade e tolerância fariam o mundo girar pra outro lado.
Mas esse é só o meu guarda-chuva. O máximo que posso fazer é aconselhar as pessoas a encontrarem os seus, e nao saírem de casa sem eles.

Um comentário:

Eduardo Dias disse...

"Alagados, Trenchtown, Favela da Maré
A esperança não vem do mar
Nem das antenas de TV
A ARTE DE VIVER DA FÉ
SÓ NÃO SE SABE FÉ EM QUÊ" - Paralamas

Lembrei desta música lendo o post. É algo que sempre me recordo, que muitas vezes a vida é, "a arte de viver da fé, só não se sabe fé em quê".