sábado, 6 de setembro de 2008

Ouve um canto gauchesco e brasileiro, desta terra que eu amei desde guri!

2h da manhã.

Acabei de chegar em casa.
To mais angustiada do que véia em canoa!
Não vou conseguir dormir se não tirar as palavras da cabeça... Portanto, sobrou pra vocês! (ó moscas presentes nesse blog abandonado!).

Já falei aqui uma vez, de forma bem lúdica, sobre a rivalidade entre gaúchos e catarinenses.
Hoje a abordagem é outra: vamos falar de preconceito e ignorância.

Gaúcho é metido? Se acha melhor que todo mundo?
Sim.

Tu conheces a cultura gaúcha? Conheces o Rio Grande do Sul? Sabes como somo educados pra ter um imenso orgulho de tudo que nosso povo fez? Dos nossos costumes, nosso folclore, de nossa história, seja ela do teu interesse ou não?
Pois é... se tu não conheces, me desculpa! Mas pensar que gaúcho não presta é puro preconceito.

Tu achas que chamar de preto e de bichinha é feio e errado. Mas não tem vergonha de sair por aí dizendo que alguém que nasceu em uma região geográfica diferente e que foi educado de maneira a dar valor a essa região é o pior povo do mundo, que temos problemas com sexualidade e, como é, "temos hábitos ridículos".
Pois bem, meu bem, saibas que és um preconceituoso ignorante do mesmo jeito. Igualzinho àqueles que queimam índios, que acham que lugar de mulher é no tanque e que colocaram judeus pra fritar numa câmara de gás!

Explico. Estive hoje em uma reunião entre amigos que não eram meus. Fui convidada, já adianto. Em certo momento, como em qualquer churrasco (olha só, que palavra familiar essa!!! De onde será que vem?), começou a papagaiada de que gaúcho não presta, que são um povo insuportável, e todas as várias piadinhas baixas que vocês devem conhecer bastante.
Era uma estranha. Fiquei quieta. Até porque já cansei de perder meu tempo com discussões improdutivas como esta. Mas não parou por aí. Os presentes não sabiam que eu era gaúcha. Souberam. Pararam? Claro que não. Pelo contrário, só aumentou.

Agora eu pergunto: tu conheces o Rio Grande do Sul? Já foste pra lá? Por que olha, meu povo pode ser tudo, menos mal educado. Tua terra pode ter o problema que tiver, mas se um catarinense estiver no meio de vários gaúchos, ninguém vai falar mal daqui ou do teu povo, pelo contrário! Por vários motivos, mas o principal deles: por que temos educação!!!
Podemos ser grossos! Somos sim! Isso vem do sotaque diferente e da forma como nos comunicamos, soa estranho. Mas te garanto que ninguém vai te fazer se sentir mal por não ser dali. Nisso tu podes confiar. Um gaúcho não vai te maltratar porque tu não és local. Hospitalidade também se aprende, junto com chimarrão 1 e 2 e revolução farroupilha.

Faz assim, antes de falar mal do meu povo, do meu estado ou da minha cultura, me fala um pouco da tua. É diferente, mas é tua. A minha eu conheço, não pedi tua opinião.

Quer falar mal? Fala do que conhece. Senão, soa como ignorância, despeito, preconceito.
E tu podes reparar: vocês se juntam pra falar mal do povo gaúcho, ou do paulista, ou do nordestino. Nunca é pra falar bem do seu!

Deve ser meio vazio, né?

4 comentários:

Unknown disse...

Relaxa... parecia,assim, mas só parecia que vc estava meio brava qnd escreveu. Isso acontece em todo lugar, se não eh por região e por outra coisa, tipo time de futebol, discutem como se fossem religião.
Abrir a boca pra falar mal de alguma coisa eh facil de se ver, o problema eh ouvir elogios.

Agora,"lugar de mulher é no tanque", e não eh? hehehe

bjos

Eduardo Dias disse...

Haha. Gostei do desabafo. Em todo lugar tem dessas rixas, é realmente um saco. Qd mudei para floripa notei isso tb, contra gaúchos e contra paulistas principalmente, e não só em tom de brincadeira, às vezes sério mesmo. Como é que pode? Aqui no rio o pessoal tem um preconceito danado com nordestino, mas uma das melhores baladas da zona sul é especialista em tocar forró. Goiás e Brasília tem rixa tb. Vc precisa ver meu chefe, que é francês, falar "bem" dos ingleses... São muitos os exemplos para concluir: Humanidade, ô raça!

Anne Carol Prates disse...

hahha eh isso ai amiga...poxa pq sempre falam algo da gnt, dos custumos e do jeito de falar entao?..
Sera que eh inveja?ou burrice?humm...quem sabe falta de conhecimento...chegam a falar que "os gauchos(homens) tem um lado afeminado, ve se posso!!
Talvez seja pela educacao que sempre trazemos, e em qualquer lugar que chegamos, sabemos tratar todos iguais...
Mas isso acontece amiga, imagina eu aqui quase do outro lado do mundo, vivo no meio de mineiros, capixabas, goianos, bahianos, e tudo mais ....MENOS GAUCHOS...mas tambem nao perco mais meu tempo com discussoes...apenas mostro minha educacao,carinho e tudo que nos faz sermos GAUCHOS DE CORACAO!!!!

ahh.amei teu desabafo e coloquei como abertura no meu orkut...hehhe fica brava nao neh..
saudades paulinha...muitas msm....

te cuida guria!!Fica com Deus!!

Anne Carol Prates disse...

o pior eh que sempre falam isso generalizando...

pow se eh pelos viados, isso tem em qualquer estado nao eh msm?hehehe
bjuss