terça-feira, 25 de março de 2008

Bagunçando a Física.

Ultimamente, uma lei fundamental da mecânica tem me tirado o sono. Toda ação provoca uma reação? Sim? Então tem muita gente por aí precisando estudar o Sr. Newton!

Ainda, ainda... A reação tem a mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto. Certo. Recapitulando: tu ages e recebe uma resposta a essa ação. A-coi-sa-mais-ir-ri-tan-te-do-mun-do é a falta de reação. Pelo menos pra nós, que sofremos de Paranóia Angustiada Crônica, que geralmente se manifesta em crises de consumo, choro ou gastrite.

Nem todos sabem como é. Mas aí, essas pessoinhas saudáveis e preguiçosas (sim, preguiçosas!) fazem questão de utilizar todo o tempo e paciência (disponíveis ou não) pra tomar uma atitude (quando tomam).

Aí a gente surta e ganha rótulo de histérico. Apáticos do meu coração, isso não é distúrbio de comportamento não. Isso reflete apenas toda aquela imaginação, praticidade e ansiedade trabalhando juntas pra preencher um espaço em branco, reagindo à não-ação.

Ah espera.. Vamos ver aqui:
“Ao aplicarmos a terceira lei de Newton, não podemos esquecer que as forças de ação e reação:
a) estão associadas a uma única interação, ou seja, correspondem às forças trocadas entre apenas dois corpos.”

Hmmm.. Sei não. Quem aí já não agiu (ou reagiu) quando aquela moça olhou pro namorado(a) de cima a baixo. Teoricamente, a ação foi direcionada pra ele. Até porque, a vaca parece que nem percebeu q tu estavas ali.

“b) têm sempre a mesma natureza (ambas de contato – tração, normais ou de atrito - ou ambas de campo - gravitacionais, elétricas, magnéticas), logo, possuem o mesmo nome (o nome da interação);”

Ou seja, além de responder, é bom que seja recíproco! I mean, se te dou intimidade, quero intimidade de volta. Se for desinteresse, não gruda! Se for ‘eu te amo’, te ferrou!!! Se não amar de volta, já era!

“c) atuam sempre em corpos diferentes, logo, não se equilibram.”

(Fonte: www.fisica-potierj.pro.br)

Ahnnnnnn... Entendi! Eu acho.
Então as forças SÃO iguais, mas o que a gente percebe como conseqüência é diferente porque os corpos são diferentes. Hmm, tá explicado! Faz sentido. Ai que raiva!

Voltamos à estaca zero.

5 comentários:

Eduardo Dias disse...

Mecânica não se aplica às emoções. Se isso é bom ou é ruim, vai de cada um. Muito bom texto. Bjo.

Pine disse...

haha mtoo bom!
misturar física com questões de relacionamentos foi boa!
não sou mto boa nesses assuntos separados...imagina juntos! (tá, acho que eu física eu me dou melhor)
adorei o texto =****

Pine disse...

me dou melhor!
olha o sangue mafrense nessa frase! haha =*

Pine disse...

tiaa..
quero ler mais!

Unknown disse...

Sempre odiei física... Quer dizer, gosto da matemática envolvida, mas pra quase tudo (no sentido de "absolutamente qualquer coisa" :) os físicos tem uma bela e complexa explicação. Até os fatos "inexplicáveis" para os mortais ganham aquele cometário clássico: "AINDA não descobrimos o motivo, mas estamos pesquisando". O dia que realmente entenderes a física por trás dos relacionamentos, das duas uma: não se esquece de me convidar para a premiação do Nobel ou me avisa caso constatares que a humanidade é uma bosta (ou ambas).

Depois da ciência de boteco, as surpresas:
WOW! A Paulinha tá viva!
WOW! A Paulinha tem um blog! (E ela escreve maravilhosamente bem ;)
WOW! A Paulinha mudou pra caramba (ou eu nunca conheci esse lado?? ¬¬).

Será que ainda chamam ela de Paulinha? Ou já promoveram ela para Paulona, ou simplesmente Dra Paula? :P

Beijos!