quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Inteligências Múltiplas

Howard Gardner, psicólogo de Harvard, criou uma teoria em 1985 (ano em que essa pseudo-escritora vinha ao mundo) que questionava a visão tradicional que se tinha de inteligência. 18 anos depois, numa aula de Relações Humanas, do curso de Ed. Física, descubro eu a tal teoria, e conseqüentemente que ‘ser inteligente’ é muito mais do que ter boas notas...

Começamos então com a inteligência Lingüística: habilidade de usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.
Então aquele cara trovador, bom papo, que consegue te convencer tomar só mais uma, deixar ele subir, abrir só mais um botão e de que realmente vai ligar amanhã... não é safado, não! Apenas inteligente.
Saber comunicar é uma característica comum a homens e mulheres. Se fazer entender é a questão. E nisso os dois gêneros têm falhado bastante ao longo dos anos....

Inteligência musical. Habilidade de apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical.
No caso deles: um chaaaaarme, vcs não acham?
Pra elas às vezes é necessário apenas ter uma voz legal, saber acompanhar e fazer aquela cara de admirada enquanto ele toca. É o momento deles, meninas! Nosso papel é só ficar babando.

Lógico-matemática. Habilidade de lidar com séries de raciocínio, reconhecer problemas, resolvê-los através da manipulação de objetos ou símbolos.
Tudo bem, geniozinho!!! Desde que tenha a sensibilidade de ligar pra saber como estamos, de perceber o corte de cabelo e a disponibilidade pra sair pelo menos 5 dias por semana, não tem problema adorar cálculo! (essa é pra ti, amigo!)
Mulheres, quando são boas nisso, geralmente são muito boas! E ainda se dão bem por estarem em ambientes de predominância masculina!

Inteligência espacial. Capacidade de perceber o mundo espacial e visual de forma precisa.
Éééé, amigo! Tem que saber onde colocar as coisas, viu!!! E também como fazer baliza. É cientificamente comprovado que mulheres tem uma certa deficiência nessa lacuna.

Inteligência Cinestésica. Resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Útil, muito útil!!!
[Isso inclui saber dançar. E um homem que sabe dançar... ai ai ai...]
Para os rapazes exitem os dois extremos: os que dominam a coisa e os que podem desistir de tentar.
Para as moças, uma arma e tanto!

Inteligência interpessoal: entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas.
Dentro das inteligências possíveis de se conquistar, com certeza a mais difícil.
Eles se esforçam, não por muito tempo, e às vezes até conseguem, mas também por período limitado. A vantagem que levam é que se não conseguem lidar com isso, dá pra oferecer flores ou um chocolate.
Elas acham que dominam o assunto. Mas aí vem a TPM e anula tudo...

Inteligência intrapessoal: habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais.
Impossível!!! Você conhece alguém assim?
Tem gente que até consegue por um tempo... mas aí vem a TPM...

Bom gurizada, era isso por hoje. De onde veio o assunto? Vinho e conversa até altas horas da madrugada.
Nesse site aqui (http://www.rica.com.br/Novidades/teste.htm) tem um teste que identifica as inteligências. Foi o único que achei on-line. Fiz um na faculdade, há uns 4 anos, que dava até notas pra cada inteligência... mas acreditem: vcs não iriam querer saber.
Depois me contem quais são seus pontos fortes!

besos

2 comentários:

Unknown disse...

Bem interessante estas subdivisoes da inteligencia. No meu caso acho que só tenho um pouco da "Inteligência Cinestésica", pq no resto da dificil.

Bjos

Eduardo Dias disse...

Meu teste deu: Inteligência musical e Inteligência Lógico-Matemática. E soh. Hehe.