Ainda, ainda... A reação tem a mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto. Certo. Recapitulando: tu ages e recebe uma resposta a essa ação. A-coi-sa-mais-ir-ri-tan-te-do-mun-do é a falta de reação. Pelo menos pra nós, que sofremos de Paranóia Angustiada Crônica, que geralmente se manifesta em crises de consumo, choro ou gastrite.
Nem todos sabem como é. Mas aí, essas pessoinhas saudáveis e preguiçosas (sim, preguiçosas!) fazem questão de utilizar todo o tempo e paciência (disponíveis ou não) pra tomar uma atitude (quando tomam).
Aí a gente surta e ganha rótulo de histérico. Apáticos do meu coração, isso não é distúrbio de comportamento não. Isso reflete apenas toda aquela imaginação, praticidade e ansiedade trabalhando juntas pra preencher um espaço em branco, reagindo à não-ação.
“Ao aplicarmos a terceira lei de Newton, não podemos esquecer que as forças de ação e reação:
a) estão associadas a uma única interação, ou seja, correspondem às forças trocadas entre apenas dois corpos.”
Hmmm.. Sei não. Quem aí já não agiu (ou reagiu) quando aquela moça olhou pro namorado(a) de cima a baixo. Teoricamente, a ação foi direcionada pra ele. Até porque, a vaca parece que nem percebeu q tu estavas ali.
“b) têm sempre a mesma natureza (ambas de contato – tração, normais ou de atrito - ou ambas de campo - gravitacionais, elétricas, magnéticas), logo, possuem o mesmo nome (o nome da interação);”
Ou seja, além de responder, é bom que seja recíproco! I mean, se te dou intimidade, quero intimidade de volta. Se for desinteresse, não gruda! Se for ‘eu te amo’, te ferrou!!! Se não amar de volta, já era!
“c) atuam sempre em corpos diferentes, logo, não se equilibram.”
Ahnnnnnn... Entendi! Eu acho.
Então as forças SÃO iguais, mas o que a gente percebe como conseqüência é diferente porque os corpos são diferentes. Hmm, tá explicado! Faz sentido. Ai que raiva!